Análise e Monitoramento da Paisagem

O eixo de Análise e Monitoramento da Paisagem (Geotecnologias) do Projeto Plantar desenvolve atividades de monitoramento de desmatamento e queimadas e análises dos vetores de degradação. Realiza ainda o monitoramento de flora por meio do uso de drone para fins de observação da estrutura das áreas recuperadas.

Visto que a área do projeto encontra-se em uma região que registra os maiores incrementos anuais de desmatamento e queimadas, e apresenta uma diversidade no padrão das feições, apresentando áreas desmatadas e degradadas extensas, mas também um grande número de áreas pequenas que juntas conforme INPE (2018) compõem um parcela considerável no cenário de aumento do desmatamento na região, o monitoramento em campo também é realizado.

Considera-se o trabalho da geotecnologia uma ferramenta indispensável para dar suporte às demais áreas temáticas, as informações produzidas são todas especializadas a partir de instrumentos técnicos para localização, planejamento e monitoramento (mapas temáticos, de localização, mapas numéricos de terrenos e cartas imagem) em diversos formatos, melhorando aspectos de economicidade e efetividade das ações.

Todos os produtos são disponibilizados à população e órgãos governamentais através do sítio/site especialmente criado para o projeto para que sirva de ferramenta auxiliar na implementação de políticas públicas, tomadas de decisões dos gestores executivos municipais sobre questões socioambientais em RO.

Top